Blog Universo Welding

A Soldagem em Primeiro Lugar!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Curva característica de fontes de soldagem.

Existem duas classificações de curva característica de fonte: Corrente constante (CI) e Tensão constante (CV). Essa curva determina as características estáticas da fonte, e é fornecida, normalmente, pelo fabricante da fonte em seu manual.

Corrente constante (CI):

Apresenta uma tensão em vazio (V0, tensão na ausência de carga) relativamente alta. Durante a operação essa tensão cai rapidamente.

Como podemos observar acima, a inclinação da curva característica varia ao longo da curva, sendo acentuada na região de operação. Isso faz com que seja possível alterar o comprimento do arco sem grande alteração na corrente, possibilitando a utilização desse tipo de fonte em processos manuais como SMAW, GMAW e PAW, onde o operador pode variar o comprimento do arco sem perder consideravelmente o controle dos parâmetros de solda.

Tensão constante (CV):

Apresenta uma tensão praticamente constante ao longo de toda a curva.

Isso faz com que a alteração do comprimento do arco durante a soldagem altere bruscamente a corrente. A utilização dessas fontes se dá em processos onde a alimentação do arame é feita com velocidade constante como SAW e GMAW, por exemplo. Ao variar o comprimento do arco a corrente varia, alterando a taxa de fusão e mantendo o comprimento do arco constante.

Bibliografia:

Modenesi, Paulo J. - Fontes de Energia para a Soldagem a Arco - UFMG - Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Powered By Blogger